Falta de atenção dos alunos e até cochilos durante as primeiras aulas do período da manhã do ensino médio são cenas comuns nas escolas, porque a maioria dos adolescentes não consegue dormir nove horas por noite. Em geral, eles adormecem depois das onze da noite, mas precisam acordar antes das sete horas para chegar a tempo nas aulas.
Mas em três colégios particulares do DF essa situação pode mudar já no ano que vem. Essas instituições de ensino estudam a possibilidade de modificar o início das aulas para oito e meia da manhã, como recomenda a Associação Brasileira do Sono.
A chance de mudança começou depois que um grupo de mães, liderado pela psicóloga, Virgínia Nogueira, fez uma pesquisa on line sobre a opinião dos pais a respeito do início das aulas. Quase a totalidade dos responsáveis pelos alunos optou pela mudança do horário das classes para oito e meia da manhã.
Diego de Noronha, de 15 anos, estuda em uma escola particular do DF, onde as aulas começam as sete e quinze da manhã. Ele tem dificuldade de se concentrar até as oito e quinze da manhã.
E o número de escolas com aulas do ensino médio a partir de oito e meia da manhã pode aumentar aqui no DF e no Brasil, já que a Câmara dos Deputados pode votar projeto de lei que estabelece essa mudança em escolas públicas e privadas de todo o país.
Enquanto o texto não é apreciado, a Secretaria de Educação do DF afirmou que as escolas precisam cumprir a carga horária de cinco horas por dia, independente do início das aulas.
Clique e ouça esta e outras notícias do Distrito Federal: