Terapia com animais de estimação ajuda na recuperação de pacientes no Hospital de Apoio e o Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).
Atualmente, o projeto tem 40 cachorros cadastrados. Para participar, os bichinhos passam por análise de comportamento e precisam ir à três visitas. Os animais também são acompanhados por veterinários e adestradores. O cadastro é feito a partir dos donos, que também são voluntários.
A coordenadora do projeto no Hospital de Apoio, Karoline Lazaroto, conta que a ação acontece há 4 anos, e tem surtido bastante efeito. Ela explica que as visitas levam afeto e alegria ao ambiente hospitalar, e duram em torno de 1h30. Ela destaca ainda as vantagens de unir o voluntariado dos cães e dos donos:
Karoline reforça também que o ambiente costuma ficar mais leve com a presença dos animais.
As visitas acontecem a cada 15 dias, aos sábados. No Hospital de Apoio podem ir até 5 animais, já no HMIB até 6, por visita.
Para quem quer ser voluntário, a seleção ocorre uma vez por ano pelas redes sociais ou pelo site do Pet amigo, tanto para cachorros quanto para pessoas.
Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta segunda-feira (09) 7h30: