Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Persistência e apoio são fundamentais para superar problemas na amamentação

Contar com a experiência e com a solidariedade de outras pessoas pode ser o caminho para muitas mulheres que têm dificuldades

Repórter Nacional

No AR em 04/08/2017 - 11:06

O lema da Semana Mundial da Amamentação, "Todos por um bem comum", diz que que ninguém pode amamentar por uma mulher, mas fala também que é com ajuda de todos que uma mulher deve amamentar. Além de garantir uma alimentação ideal e saudável para o bebê, uma melhor recuperação pós-parto para as mães, de salvar a vida de mais de 800 mil crianças no mundo, de evitar doenças e fortalecer o sistema imunológico, a amamentação transmite aconchego, carinho e segurança.

Persistência e apoio são palavras comuns nas histórias de superação quando falamos em amamentação. Contar com a experiência e com a solidariedade de outras pessoas pode ser o caminho para muitas mulheres que não desistiram de amamentar, mesmo tendo tido dificuldades no início.

Bebê/FRANK AVITIA/Flickr/CC by 2.0

A história de Luiza Alves é um conto de amor, repleto de apoio e persistência. Com a orientação do pediatra, Luiza fez a translactação para garantir a amamentação do primeiro filho que nasceu prematuro. "Comecei a amamentar com o meu leite, tudo... mas o que é que acontece: os prematuros eles consomem muita energia mamando. Então, aí meu pediatra sugeriu que a gente fizesse a translactação, que é um método de você amamentar o bebê dando uma dose dupla do seu leite para ele. Ele está mamando no seu peito e está mamando o seu leite também no caninho. Então ele suga o leite duplamente e assim ele gasta menos energia. E foi desse jeito durante um bom tempo porque ele tinha que ganhar peso só com a amamentação", relata.

A translactação também é um método que pode ser usado com o leite doado. E é para garantir o leite materno a crianças prematuras, que os bancos de leite funcionam no Brasil. Ideal seria, que eles pudessem garantir leite a todos os bebês cujas mães tiveram dificuldades ou não puderam amamentar. Contudo, o leite recebido nos 221 bancos de leite e nos 119 postos de coleta do país são suficientes apenas para garantir 60% das demandas dos recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados nas UTIs neonatais.

Ouça a reportagem completa pelo player acima.

* Esta é a quarta e última reportagem da série sobre amamentação produzida pela equipe de radiojornalismo da EBC. Em homenagem à Semana Mundial da Amamentação, elas foram veiculadas ao longo da semana na edição das 7h do Repórter Nacional. Confira a edição desta sexta-feira (4) do jornal.  

Criado em 04/08/2017 - 11:06

Mais do programa