Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Laudo confirma vazamento de rejeitos tóxicos de mineradora em Barcarena (PA)

Segundo o Instituto Evandro Chagas, apesar de não ter havido rompimento de bacias, houve transbordamento de rejeitos da empresa Hydro Alunorte para o meio ambiente

Repórter Nacional

No AR em 23/02/2018 - 10:26

O Instituto Evandro Chagas, que atua na área de pesquisas biomédicas, constatou que houve transbordamento de materiais contaminados da empresa de mineração Hydro Alunorte, em Barcarena, no Pará. Os resultados apresentados pelo Instituto contradizem notas divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente do Pará e também da própria empresa.

O pesquisador em saúde pública do Instituto Evandro Chagas, Marcelo Oliveira Lima, fala que apesar de não ter havido rompimento de bacias, houve transbordamento de rejeitos da empresa para o meio ambiente.

A análise das águas aponta, ainda, segundo o pesquisador, que os efluentes estavam contaminados e apresentam risco à população local. Além do alumínio, nas águas analisadas, havia um alto nível no nitrato, substância que deixa a água imprópria para consumo.

Diante do constatado, o Instituto Evandro Chagas sugeriu que seja fornecida água potável à população local e a criação de um plano emergencial que possa prever a emissão de alertas.

Nesta sexta-feira, uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados, acompanhada de uma comissão técnica do Ibama, vai fazer uma visita à cidade.

Barcarena foi atingida por fortes chuvas no último sábado e moradores da região denunciaram um suposto vazamento de resíduos tóxicos proveniente da Hydro Alunorte. 

A empresa informou, em nota, que vai analisar o laudo do Instituto Evandro Chagas para se pronunciar sobre o assunto.

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

O Ministério Público do Estado já instaurou dois inquéritos para averiguação do caso.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta sexta-feira (23):

Confira também nesta edição:

- General da ativa é cogitado para secretário de Segurança do Rio de Janeiro

- TCU vai acompanhar gastos com a intervenção federal

- STJ julga improcedente pedido de redução da pena do mandante do assassinato de Dorothy Stang

Código Florestal: resultado das ações no STF será conhecido na semana que vem

Criado em 23/02/2018 - 10:40

Mais do programa