O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, afirmou que o Brasil é um exemplo a ser seguindo quando o assunto é agropecuária e conservação da água. Ele participou nesta manhã do painel Água para Agricultura e Produção de Alimentos e disse que o Brasil tem uma legislação dura em relação à preservação de rios e do meio ambiente.
Maggi afirmou que apenas 10% das áreas plantadas utilizam a irrigação e que outros países devem seguir o exemplo brasileiro.
Na mesma linha, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, disse que o Código Florestal tem ajudado a conservar a água no país. Ele afirmou ainda que atualmente a agricultura brasileira tem se baseado em tecnologia e ciência e que isso faz com que, segundo ele, 66% das áreas ambientais brasileiras sejam conservadas.
Também estiveram no painel a ministra de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente da Espanha, Izabel Garcia, que ressaltou o bom uso da irrigação no país; Cláudia Sadoff, diretora do International Water Management Institute, que apontou a importância do armazenamento de água da chuva e da agricultura de precisão para maior economia de água nas plantações; e o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Celestino Zanela, que apresentou alguns dados sobre irrigação no oeste da Bahia.
Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional.
Ouça também no Repórter Nacional:
- Forças Armadas anunciam saída Vila Kennedy nas próximas semanas
- Polícia ouve pessoas ligadas à Marielle Franco
- Ministros do STF discutem hoje a prisão após condenação em 2ª instância