Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação desarticula quadrilha que praticava fraudes contra o INSS

As fraudes consistiam em requerer auxílio-doença para pessoas que não figuravam como segurados do INSS com uso de documentos e relatórios médicos falsos

Repórter Nacional

No AR em 24/04/2018 - 16:32

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a operação Pseudea, para desarticular uma organização criminosa que praticava fraudes contra o INSS, em especial nos benefícios de auxílio-doença. Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão, sendo que 10 pessoas já foram presas, e 16 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio patrimonial de R$ 25 milhões de integrantes do esquema criminoso.

As fraudes consistiam em requerer auxílio-doença para pessoas que não figuravam como segurados do INSS com uso de documentos e relatórios médicos falsos. A quadrilha se utilizava de dublês que se passavam por outras pessoas que fingiam estar doentes na pericia do INSS. Os criminosos chegaram a fraudar chapas de raio x e relatórios médicos para conseguir o auxílio-doença.

O grupo também gerava aposentadorias falsas com essas fraudes, com atestado de aposentadoria falsa para saque do FGTS. A quadrilha operava há mais de 10 anos e segundo estimativas iniciais, os prejuízos, só com as fraudes do auxílio-doença e do FGTS podem ultrapassar R$ 100 milhões.

A força-tarefa também ponderou que esta operação pode ajudar a criar sistemas para prevenir as fraudes, por exemplo, na implantação de biometria na perícia médica do INSS.

Clique no player abaixo e ouça a entrevista na íntegra.

 

Ouça também no Repórter Nacional:

- Três pessoas são presas acusadas de integrar facções criminosas no MT

- Panorama sobre infância e adolescência no Brasil revela que 17 milhões vivem em situação de pobreza

- PF faz buscas em gabinetes na Câmara e no Senado

Criado em 24/04/2018 - 16:40

Mais do programa