Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara aprova MP que destina quase 2 bilhões de reais para vacina de Oxford

A proposta tem que ser analisada pelos senadores até esta quinta-feira, senão perde a validade. Parte do recurso já foi liberado pelo governo.

Repórter Nacional

No AR em 02/12/2020 - 18:00

Com o apoio de todos os partidos a medida provisória que libera quase 2 bilhões de reais para custear o contrato entre a Fundação Oswaldo Cruz e o laboratório AstraZeneca foi aprovada e segue agora para o Senado. 

O imunizante contra a Covid-19 será produzido pela Fiocruz, instituição vinculada ao Ministério da Saúde, em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford, o laboratório anunciou que sua vacina tem taxa média de eficácia de 70%.

A verba aprovada pela Câmara dos Deputados virá da emissão de títulos públicos. Uma parte do dinheiro será usada para a compra de 100 milhões de doses da vacina e a outra, para investimentos na Fiocruz.

A relatora, Mariana Carvalho do PSDB rejeitou a emenda que destinava parte dos recursos ao Instituto Butantan. A deputada disse que é preciso achar outros caminhos já que este foi para atender a uma necessidade específica da Fiocruz. Segundo a parlamentar, qualquer vacina segura e com eficácia comprovada e aprovada pela Anvisa será bem vinda ao país.

Esta é a segunda vacina com contrato para começar a ser produzida no Brasil, quando tiver autorização da Anvisa. Em São Paulo, o Instituto Butantan aguarda para fabricar a Coronavac. Segundo seu laboratório, o imunizante é seguro e conseguiu induzir a produção de anticorpos em 97% de seus voluntários testados. Mas a eficácia ainda não foi informada.

Além da Coronavac e da vacina da AstraZeneca, mais dois imunizantes estão sendo testados no Brasil, a Johnson & Jonhson e da Biontech/Pfizer.

Ouça também:
         
- Em audiência no Congresso Nacional, Pazuello afirma que Ministério da Saúde busca vacina de excelência para o país

- Programa do Ministério da Economia prevê 367 bilhões de reais em investimentos com leilões e projetos de concessão à iniciativa privada em 2021           

- E ainda... ONU alerta que 2020 pode ser o segundo ano mais quente da história

Criado em 02/12/2020 - 19:22

Mais do programa