Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MP aciona justiça para garantir policiamento em comunidades indígenas

Segundo o procurador Bruno Sales, entre as propostas está a instalação

O Ministério Público Federal no Amazonas quer que o governo do estado e a União implementem medidas de segurança nas comunidades indígenas de Umariaçu I, Umariaçu II e Belém do Solimões, situadas nas terras indígenas Tikuna Umariaçu e Évare I em Tabatinga, no Alto Solimões.

 

O órgão entrou com uma ação na Justiça e, segundo o procurador Bruno Sales, entre as propostas está a instalação de uma base da Polícia Militar na comunidade indígena Belém do Solimões.

 

Manoel Gomes, enfermeiro e coordenador do Pólo-Base da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) em Belém do Solimões, fala que a falta de segurança é um problema e conta que em datas festivas aumentam os casos de violência com facas e até mesmo armas de fogo, devido ao consumo de álcool: “Isso acontece por conta da bebida. A bebida alcoólica ainda é o grande problema hoje na área indígena. Sem a bebida, nós passamos por eles tranquilamente, eles não agridem com palavras, não xingam. Mas, quando estão sob efeito de álcool, começam a brigar entre eles”, destacou.

 

O vice-cacique da comunidade de Belém do Solimões, Carlos Santana, diz que o consumo de drogas e bebidas alcoólicas é uma das principais causas de violência nas aldeias.

 

O Ministério Público pede, ainda, que a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas implemente um programa de capacitação dos policiais que atuarão nas terras indígenas, sobre a organização social, cultural e costumes dos povos. A ação tramita agora na Subseção Judiciaria de Tabatinga.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), naRádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



MPF atende cobrança de indígenas sobre falta de segurança em Tabatinga

Profissionais da Sesai reclamam da falta de segurança em Tabatinga

Indígenas de Tabatinga pedem respostas sobre falta de segurança em comunidades

Criado em 20/10/2015 - 10:30 e atualizado em 20/10/2015 - 08:47

Mais do programa