Revista Amazônia apresenta o chefe da Ortopedia Pediátrica, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Pedro Henrique Mendes, afirma que de 20 a 25% das crianças afetadas, causadas pelo vírus zika, têm alterações ortopédicas.
A primeira criança a ser submetida a este procedimento há um mês, - com um ano e sete meses, e duas cirurgias já concluídas - se recupera bem em casa. Outros seis bebês nessa faixa etária estão sendo preparados para cirurgias corretivas nas próximas semanas, e depois vão fazer fisioterapia. Ele diz ainda que o Hospital Sarah no Rio de Janeiro só oferece fisioterapia, não realiza cirurgias.
Aqui no Rio, dessas 300 crianças expostas ao vírus zika, cerca de 100 desenvolveram a síndrome do zika; e entre essas 25 crianças têm alterações ortopédicas.
Saiba mais aqui: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/29294-into-comeca-a-operar-criancas-em-decorrencia-da-infeccao-pelo-virus-zika
Clique no player abaixo e ouça a Revista Amazônia.