Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil recebe prêmio por projeto que prevê desastres naturais

Projeto Gides dá suporte ao aperfeiçoamento do gerenciamento dos riscos de desastres naturais

Revista Brasil

No AR em 02/06/2017 - 11:18

O Brasil recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o prêmio internacional Sasakawa pelo Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides). Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil recebeu o geólogo e pesquisador da Área de Geodinâmica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Angelo Consoni.

Segundo ele, a iniciativa foi estabelecida em 2013. Na temática sobre monitoramento e alerta de deslizamentos de massa em morros e encostas, os pesquisadores e tecnologistas do Cemaden desenvolvem pesquisas científicas e em campo. Além disso, ocorrem intercâmbios entre Brasil e Japão para aprimorar o desenvolvimento de sistemas de alerta antecipado de risco e planos de contingência junto às Defesas Civis.

Angelo afirma que o projeto Gides já tem produtos prontos para serem aplicados e evitar desastres naturais no Brasil, incluindo a redução dos efeitos causados por isso e alarmes de volume de chuvas. Ele lembra, ainda, que é uma necessidade mundial buscar essa tecnologia e capacitação para gestores nessa área.

A entrevista foi concedida nesta sexta-feira (02) no programa Revista Brasil, com apresentação de Valter Lima.

Ouça pelo player acima.

Criado em 02/06/2017 - 11:23

Mais do programa