A Coordenadora do Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu, comentou em entrevista ao Revista Brasil os resultados do último relatório da organização, que conta com um capítulo dedicado à situação do Brasil quanto à violência.
O relatório aponta um aumento de quase 30% de mortes por intervenção policial em todo o país, com destaque para o Rio de Janeiro, onde, em 11 meses, policiais mataram mais do que nos Estados Unidos e na África do Sul.
Ouça a entrevista na íntegra:
Por outro lado, Maria destaca a implementação há dois anos do sistema de audiências de custódia, que permite ao preso conversar com um juiz logo após a prisão. Segundo ela, trata-se de um grande avanço que precisa ser mantido e aprimorado.
Ela afirma, ainda, que houve avanço na compilação de dados sobre a violência contra a mulher, apesar de que ainda há “uma quantidade muito grande de denúncias que não são levadas a sério”, ou seja, não são investigadas e acabam arquivadas.
Revista Brasil vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também, de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.