Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Taxas altas de triglicérides podem ser perigosas à saúde

Ouça a entrevista com a médica Maria Cristina Izar

Revista Brasil

No AR em 04/06/2020 - 15:39

Os triglicérides são importantes para o funcionamento do organismo, pois têm a função de reservar energia para o corpo humano. No entanto, quando as taxas estão altas, podem causar prejuízos para a saúde. O Revista Brasil entrevistou Maria Cristina Izar, professora livre docente da disciplina de cardiologia da Universidade Federal de São Paulo, ex-presidente do departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e diretora de promoção e pesquisa da Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo.

Ouça no player abaixo:


 

A médica explicou que existe uma doença rara chamada Síndrome da Quilomicronemia Familiar, que é genética e hereditária.

A doença deixa as taxas de triglicérides muito elevadas e pode levar à morte por pancreatite.

 

“A quilomicronemia rara existe em um a cada um milhão de indivíduos. Mas ela pode ser mais frequente, um a cada cem mil, quando naquela localidade existem casamentos consanguíneos muito frequentes. E a outra forma pode ser desencadeada por outros fatores, como diabetes ,obesidade, ingestão abusiva de álcool", complementou.

 

Os pacientes precisam fazer uma dieta muito restritiva, afirmou Maria Cristina.

 

Tags:  triglicérides

Criado em 04/06/2020 - 15:46

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa