Alerta para aumento da incidência do trabalho infantil durante a pandemia, em São Paulo. Sobre este tema o Revista Brasil conversou com Adriana Alvarenga, coordenadora do UNICEF em São Paulo.
Um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aponta um aumento de 26% dos casos de trabalho infantil entre as famílias vulneráveis. Para Adriana, esse levantamento revela a violação dos direitos das crianças.
Segundo ela, para reverter essa situação é necessário investir na inserção dessas famílias em programas sociais, e também saber se elas estão incluídas nas políticas emergenciais, desenvolvidas na pandemia.
Essa situação já vem de antes da pandemia, o que a gente observa agora é o agravamento da situação, destaca.
Segundo Adriana, os casos mais comuns observados na cidade de São Paulo são crianças vendendo nos semáforos, meninas nos trabalhos domésticos e também crianças e adolescentes envolvidos no tráfico.
Para enfrentar o problema, a ampliação de programas como o do "Menor Aprendiz" também podem contribuir, segundo Adriana. "Oinvestimento e a ampliação na lei da aprendizagem, o número de vaga é fundamental", afirma.
Ouça no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.