Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador explica soro produzido com anticorpos de cavalos contra a Covid-19

Esse soro não é uma vacina, é um método de tratamento da doença, explica Jerson Lima Silva, coordenador do projeto do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Revista Brasil

No AR em 17/08/2020 - 09:32

O Revista Brasil desta segunda-feira (17) fala sobre a pesquisa que utiliza anticorpos de cavalalos, na produção de um soro contra a Covid-19. O entrevistado foi Jerson Lima Silva, coordenador do projeto do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pesquisa foi iniciada em maio de 2020. Agora aguarda autorização da Anvisa para testes clínicos.

O pesquisador explica que o vírus possui uma proteína na parte externa e, segundo ele, essa parte é importante para que o virus possa entrar na célula causando a doença. Por outro lado é a parte que é vista pelo sistema de defesa do corpo humano.

Essa proteína foi inoculada nos cavalos, por 6 semanas, e esses animais tiveram uma boa resposta, tanto em quantidade, quanto em potência dos anticorpos produzidos. E esses anticorpos foram capazes de neutralizar o vírus, ou seja, de matá-lo.

Ele explica que esse soro não é uma vacina e sim uma imunoterapia para tratar a doença. O trabalho já foi patenteado e disponibilizado para comunidade científica e agora aguarda autorização para testes clínicos.

Ouça no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 17/08/2020 - 09:54

Mais do programa