Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação Vetus: cresce em 80% casos de violações contra idosos na pandemia

Segundo o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, as denúncias mais graves são as de violência psicológica, física, patrimonial e sexual

Revista Brasil

No AR em 09/12/2020 - 09:39

Numa parceria inovadora entre os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o da Justiça e Segurança Pública, a Operação Vetus foi deflagrada nos 26 estados e no Distrito Federal com base nas denúncias de violações de direitos dos idosos, de outubro até o último dia 4 de dezembro. 

Em dois meses de ação, foram apuradas 13.424 denúncias; que, depois de analisadas, geraram 3.703 inquéritos, 287 mandatos cumpridos, 14.907 visitas e diligências, 2.801 termos circunstanciados e 526 pessoas foram presas.

“Tivemos 13.950 vítimas atendidas, 874 medidas protetivas cumpridas e aproximadamente 9.200 policiais envolvidos nessa operação. Portanto, é uma megaoperação de enfrentamento e foi extraordinário o resultado", destaca o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Fernando César Ferreira, em entrevista ao Revista Brasil.

 “Nós tivemos um aumento exponencial do número de denúncias de violação contra pessoas idosas durante a pandemia, chegando a quase 80% de aumento, em determinados períodos. Dentre elas, as denúncias mais graves são as de violência física, cárcere privado, violência patrimonial e até sexual. Já aviso antecipadamente que ocorrerão outras no ano que vem, de toda natureza. Quem continuar insistindo em violações de direitos humanos, o Disque 100, o Ligue 180, as secretarias de segurança pública dos estados, a Polícia Civil, a Polícia Militar estão prontos para enfrentar.”

O ouvidor reforça que, além do Disque 100 e do Ligue 180, as denúncias podem ser encaminhadas pelo aplicativo "Direitos Humanos Brasil" e pelo Telegram, bastando digitar Direitos Humanos na busca, para falar diretamente com um dos atendentes, garantidos o sigilo e anonimato. “E por último, com o apoio de vocês aí da Rádio, lançamos o WhatsApp do Disque 100 e do Ligue 180, que é o (61) 9656-5008.” 

 

Criado em 09/12/2020 - 11:34

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa