Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crise hídrica: escassez frequente de chuva no Sul e Sudeste preocupa especialistas

Órgãos gestores de recursos hídricos devem se mobilizar e se programar para que os impactos da seca sejam minimizados com ações e medidas de contingência

Revista Brasil

No AR em 17/06/2021 - 11:31

O volume baixo de chuvas está afetando as hidrelétricas, principalmente na região Sul e Sudeste. Sobre essa escassez e suas consequências, o Revista Brasil conversou com Henrique Marinho Leite Chaves, professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).

Ele conta que esse fenômeno natural acontece a cada ciclo, porém vem ocorrendo com certa frequência nos últimos 8 anos.

O professor acredita que os órgãos gestores de recursos hídricos devem se mobilizar e se programar para que os impactos da seca sejam minimizados com ações e medidas de contingência.

Sobre as medidas tecnológicas, ele comenta que pertencem a dois grupos: gestão da oferta de água (aumentar a capacidade de armazenamento e aproveitamento da água) e a gestão da demanda (usar menos água podendo se utilizar do reuso)

Toda essa utilização seja da oferta e da demanda, elas caminham no sentido de aumentar a segurança hídrica e da sustentabilizada desses setores, usuários de água, passando a sofrer menos com anomalias climáticas, destaca.

A média da derivação de água para a agricultura chega a 70% no Brasil e no mundo.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 17/06/2021 - 12:36

Mais do programa