O volume baixo de chuvas está afetando as hidrelétricas, principalmente na região Sul e Sudeste. Sobre essa escassez e suas consequências, o Revista Brasil conversou com Henrique Marinho Leite Chaves, professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB).
Ele conta que esse fenômeno natural acontece a cada ciclo, porém vem ocorrendo com certa frequência nos últimos 8 anos.
O professor acredita que os órgãos gestores de recursos hídricos devem se mobilizar e se programar para que os impactos da seca sejam minimizados com ações e medidas de contingência.
Sobre as medidas tecnológicas, ele comenta que pertencem a dois grupos: gestão da oferta de água (aumentar a capacidade de armazenamento e aproveitamento da água) e a gestão da demanda (usar menos água podendo se utilizar do reuso)
Toda essa utilização seja da oferta e da demanda, elas caminham no sentido de aumentar a segurança hídrica e da sustentabilizada desses setores, usuários de água, passando a sofrer menos com anomalias climáticas, destaca.
A média da derivação de água para a agricultura chega a 70% no Brasil e no mundo.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.