O Revista conversou com a pesquisadora Morgana Bruno sobre a proliferação de capivaras em Brasília. Ela é bióloga, doutora. em ecologia, professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília há 11 anos.
Morgana coordena um projeto que monitora a população de capivaras do lago Paranoá. "As capivaras vivem nesses ambientes alagados de rios, de lagos, de pântanos e até de manguezais", explica a pesquisadora. Ela ressalta que os roedores já habitavam a região bem antes de ela ser povoada pelos seres humanos.
Segundo a bióloga, o projeto começou há três meses e os resultados devem ficar prontos até o meio do ano que vem. "Nós já percebemos que boa parte do lago é cercada, o que pode forçar essas populações a se concentrarem em alguns pontos", pondera.
Para ela, pode ser por isso que algumas pessoas tenham a impressão de que esses animais estão aumentando de número .
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.