Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Variante Ômicron preocupa por mutação na proteína spike

Médico explica que ainda faltam informações sobre a nova variante

Revista Brasil

No AR em 29/11/2021 - 11:04

O programa Revista Brasil continua tirando dúvidas sobre a nova variante da Covid-19, a Ômicron. O médico infectologista, no Hospital de Base de Brasília, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e especialista em doença tropical, Julival Ribeiro, alerta que a vacina e as medidas de proteção ainda é a melhor prevenção contra a covid-19 - qualquer que seja a variante.

O convidado explica que a variante Ômicron tem mais mutações na proteína spike, o que, na teoria, pode ajudá-la a escapar das vacinas e provocar casos mais graves. "Entretanto, é importante salientar que, até esse momento, ainda está aqui estudando essa nova variante e não podemos ainda dizer que ela é grave ou se vai evadir nosso sistema imune ou as vacinas. Temos que ter paciência e esperar que ela não seja mais grave que a variante Delta".

Dr. Julival Ribeiro explica que, para monitorar se já há casos da variante Ômicron no Brasil, é preciso haver vigilância pelas autoridades sanitárias, bem como realizar estudos genômicos do vírus. E fala sobre a importância de ampliar a cobertura vacinal do planeta: "Outra coisa importante, com essa variante Ômicron, é que o mundo rico tem que imediatamente que ajudar o mundo pobre a ser vacinado, porque quanto mais casos de covid ocorrem no mundo, maior probabilidade de (surgir) uma variante que realmente possa evadir vacina ou nosso sistema imune. Eu espero que o mundo, imediatamente, comece a distribuir vacina para os países pobres".

Confira a entrevista, na íntegra, no player.

 

Tags:  Ômicron

Criado em 29/11/2021 - 11:07

Mais do programa