Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Até 2025, indústrias vão criar vagas que exigem qualificação

Projeção é do Mapa do Trabalho Industrial, divulgado pela CNI

Revista Brasil

No AR em 19/05/2022 - 09:40

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil terá que qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025 para atender as necessidades projetadas pelas indústrias. O Revista Brasil conversou com Márcio Guerra, gerente-executivo do Observatório Nacional da Indústria da CNI, para entender as demandas do setor industrial brasileiro.

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.

Márcio esclarece que os dados foram baseados em como está previsto o comportamento da economia no futuro, na difusão de tecnologias no mercado de trabalho industrial e também na necessidade de avanço de qualificação para produtividade da demanda lá na frente. O mapa coloca um farol para a necessidade do mercado de trabalho, porque o Brasil tem pouco acesso à informação.

São várias áreas e segmentos que demandam pessoal qualificado. Márcio Guerra aponta, como exemplo, duas profissões coringas de grande demanda: técnico em segurança e saúde no trabalho e técnico em manutenção mecânica de máquinas e equipamentos.

A qualificação não é só para quem vai entrar. O olhar de requalificação para quem já está empregado busca manter a empregabilidade dessas pessoas. Ele acrescenta que as empresas precisam avançar na agenda de produtividade e competitividade dos produtos no mercado aberto.

Além disso, Márcio também afirma que empreender em uma profissão técnica na área industrial possibilita outra saída que não seja somente o emprego formal.

 

Criado em 19/05/2022 - 14:27

Mais do programa