Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

RJ realiza XXXI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas

Evento é realizado a partir de estudo que apontou que 22,2% dos

Acontece no Rio Janeiro, desde quarta feira (03), o Trigésimo Primeiro Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas. Um dos assuntos mais debatidos é a fibrilação atrial. Um estudo com 292 voluntários apontou que 22,2% dos universitários convivem com a hipertensão (pressão alta). O objetivo do congresso foi levantar a incidência de fatores de risco de morte súbita entre universitários. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).

 

Confira outros destaques da Rádio Nacional de Brasília!

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil conversou com o presidente do 31º Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas e diretor científico da Sobrac, o cardiologista Eduardo Saad, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre as principais metas do congresso para alertar a população sobre o perigo da doença.

 

Eduardo Saad explicou que o Trigésimo Primeiro Congresso de Arritmias Cardíacas se baseou em várias pesquisas, nacionais e internacionais, sobre hipertensão. Um dos temas mais debatidos no evento é o diagnóstico precoce da fibrilação atrial, que é um distúrbio do ritmo cardíaco, ou seja, que pode fazer a pulsação ficar irregular e, a partir disso, formar coágulos de sangue no coração, que podem migrar para o cérebro e causar um derrame (AVC).

 

O médico cardiologista contou que já existem técnicas específicas para detectar esse tipo de arritmia em pessoas que não apresentam os sintomas e ressaltou, ainda, que a fibrilação atrial pode se desenvolver mesmo em quem tem o coração perfeitamente normal.

 

Para ele, é preciso que as pessoas se previnam da doença, principalmente em idades avançadas. Segundo Eduardo, quanto mais idade, mais riscos de desenvolver a fibrilação atrial. Estudos mostram que mais de 10% das pessoas com mais de 80 anos desenvolvem este tipo de distúrbio.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, pela Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação de Valter Lima.



Criado em 05/12/2014 - 11:54 e atualizado em 05/12/2014 - 11:53

Mais do programa