Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Safra vai aferir rendimento de lavouras em 16 estados do país

Após estiagens no plantio e no desenvolvimento dos grãos de soja e

Com o início da colheita, técnicos e jornalistas da Expedição Safra 2014/15 retornam a campo em duas viagens simultâneas, a fim de conferir o rendimento das lavouras de verão em 16 estados do país. Após estiagens no plantio e no desenvolvimento dos grãos, as equipes vão conferir, a partir da próxima segunda-feira (26), o impacto do clima na safra, estimada em 96,1 milhões de toneladas de soja e de 32,3 milhões de toneladas de milho.

 

Confira outras edições do Revista Brasil

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador da Expedição Safra, José Roque, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre as viagens que a expedição deve fazer pelo país e qual a expectativa para os resultados que devem ser colhidos nos 16 estados visitados.

 

José Roque explicou que não está sendo fácil chegar a um dado definitivo sobre a produtividade da safra 2014/2015. Por esta razão, a Expedição Safra está indo para a estrada para apurar se a safra, que começou com um potencial de 96 milhões de toneladas e 32 milhões de toneladas de milho, vai alcançar a meta estimada, o que vai depender do comportamento do clima para o próximo mês.

 

Segundo o coordenador, a Expedição Safra, que deve fazer dois roteiros de viagens na próxima semana, um com destino a Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul e o outro para Paraná e São Paulo, tem dados de que essas regiões enfrentaram um período de seca em época de plantio. Nestes casos, parte das lavouras já havia sido semeada, o que trouxe um impacto negativo na produtividade. No entanto, a parte afetada corresponde a menos de 5% nas regiões do Paraná e Mato Grosso.

 

Por outro lado, a expedição tem registrado seca no Mato Grosso e Goiás, além de áreas de plantio em lugares isolados do país, o que muda o calendário agrícola e interfere na produtividade. José Roque explicou que esses são os dados que a Expedição Safra pretende buscar nas duas viagens da semana que vem.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é do jornalista Valter Lima.



Criado em 22/01/2015 - 13:25 e atualizado em 22/01/2015 - 11:59

Mais do programa