Na Campus Party 2015, competição que ocorreu neste mês em São Paulo, a Universidade de Brasília foi reconhecida com 3 projetos, e por isso foi agraciada como a instituição que apresentou a maior quantidade de trabalhos mais bem colocados.
Confira também: Especialista diz que o brasileiro está tirando lições da escassez de água
Segundo o professor Fabrício Ataídes Braz, da unidade da UnB no Gama, os projetos eram sobre transporte público. A grande motivação do projeto em destque é o fato de que o usuário do transporte público, em especial, no Distrito Federal, não tem informação precisa ou nenhuma dos horários dos ônibus, se estão lotados e sobre a duração da viagem. Observando essa lacuna, a proposta foi desenvolver um projeto baseado em informações dos próprios usuários do sistema, por meio de GPS, do celular e antecipar para os outros usuários, onde está o ônibus, prever a hora em que vai chegar, o horário que saiu, etc.
Confira as informações do professor sobre os projetos preemiados de alunos da UnB, nesta entrevista ao programa Revista Brasil, na Rádio Nacional de Brasília.