A Páscoa deverá movimentar este ano R$ 2,6 bilhões em negócios para o comércio em todo o País, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No entanto, a projeção representa a primeira queda em 11 anos no volume de vendas para a data. No ano passado, as vendas cresceram 3,0% em relação às de 2013, já descontada a inflação.
Sobre o assunto o Revista Brasil conversou com economista da CNC, Fábio Bentes.
A explicação para esse recuo, de acordo com o economista, está desaceleração do mercado de trabalho, na perda do poder de consumo e a alta do dólar. “A deterioração dessas condições de consumo vai fazer com que o consumidor coloque o pé no freio e fique mais cauteloso”, disse Bentes.
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Segundo Fábio Bentes, a principal estratégia do comércio será investir em liquidações e promoções. “Ovo de Páscoa dificilmente é vendido em outra época do ano, então, o interessante é enxugar os estoques”, afirmou o economista.
Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Revista Brasil e saiba mais sobre comportamento do comércio no período da Páscoa.
O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Valter Lima.