Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Planejamento é fundamental para a atividade rural, avalia pesquisador da Embrapa

Planejamento e conhecimento técnico são necessários porque manejo

Planejamento e conservação do solo é fundamental para a atividade rural, a avaliação é do pesquisador da Embrapa  Pesca  e Aquicultura (Palmas-TO), Deivison Santos. Ele avalia que a proposta do planejamento é ter um olhar sistêmico e integrado sobre a propriedade rural. "Toda atividade, seja ela rural, industrial ou urbana, deve envolver um planejamento, com a ajuda de um técnico. O planejamento deve abranger os dois recursos naturais, o solo e a água, porque o maior agente causador de erosão é a água", afirma.

 

Ouça também: Agronegócio escapa da crise econômica brasileira

 

Segundo o pesquisador da Embrapa, para elaborar esse planejamento, tem que buscar os técnicos que estejam preparados, com visão integrada e sistêmica da propriedade, olhando o entorno, os agentes externos que podem estar interferindo dentro do sistema de produção e não somente observar o pasto e o solo desta propriedade, chegando a olhar até o nível de bacia hidrográfica.

 

Para Deivison Santos, atualmente o grande diferencial em relação a décadas passadas é o acesso à informação disponível. "Atualmente, qualquer produtor que pesquisar na Internet, tem um número e qualidade de informações muito grandes e deve ser utilizada. Temos que sair de uma condição localizada para fazer uso dos dados sistêmicos e integrados que se tem do campo", avalia.

 

Saiba mais sobre conservação de solo nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com apresentação do jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 17/04/2015 - 17:41 e atualizado em 17/04/2015 - 14:32

Mais do programa