O terremoto de sábado (25) afetou 30 dos 75 distritos do Nepal. Muitas das áreas mais remotas ainda não foram alcançadas por equipes de emergência, enquanto estradas e pontes foram seriamente danificadas. Por isso, a organização não-governamental Plan International acaba de enviar especialistas de emergência que já estão na região para avaliar as necessidades mais urgentes.
O gerente de mobilização de recursos da ONG Plan International Brasil, Dario Lopes, explica que a entidade está apoiando em cinco áreas estratégicas, em especial à procura e resgate de pessoas soterradas pelos escombros causados pelo terremoto; na atenção médica; na instalação de abrigos temporrários; no fornecimento de alimentação, água e saneamento básico. "São necessidades super-básicas que se não forem suspridas, podem pôr em risco uma quantidade enome de pessoas", avalia.
Segundo Dario Lopes, nesta etapa, a melhor forma de contribuir é com recursos financeiros porque esta operação é muito complexa, porque requer uma quantidade de logística específica pelas próprias características do terreno, da mobilização e do transporte de pessoas. A Plan, junto com outras organizações, está habilitando um mecanismo de doações tanto de pessoas físicas como de empresas. Para doações, basta entrar no site da Plan, de qualquer parte do país.
Confira as informações nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com o jornalista Valter Lima, na Rádio acional de Brasília.