Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Internet completa 20 anos no Brasil

Ouça entrevista sobre os benefícios da ferramenta e as preocupações

O Revista Brasil desta quarta-feira (6) conversou com advogado, professor de Direito Penal e ex-promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios,  Humberto Espínola, para falar sobre Internet.

 

O especialista afirma que com a formação de uma rede mundial de computadores, denominada Internet, houve a criação e o desenvolvimento do chamado universo virtual, com características existenciais próprias e específicas e cuja energia principal é a informação.

 

Para o advogado, a Internet é a maior expressão do mundo globalizado, conectando instantaneamente pessoas de todo o mundo. Espínola compara a Internet com a invenção da imprensa por Gutemberg, uma grande revolução que traz informações, esclarecimentos e várias virtudes. Mas alerta que ela também pode proporcionar muitos abusos, inclusive podendo chegar a crimes. Então, tanto usuários, como as autoridades precisam tomar medidas de precaução contra o lado mal da Internet, orienta o advogado.

 

Ouça também: De cada 4 brasileiros, 3 possuem telefone celular

 

Humberto Espínola analisa que nós é que temos que nos adequar à Internet, porque, como disse o matemático grego famoso, "o homem é a medida de todas as coisas". Então, a Internet só existe porque nós existimos. Por isso, nós temos que nos adequar aos novos tempos e adequar a Internet em benefício da humanidade, ressalta o advogado. Agora, tem um fator complicante, diz Espínola, que é a de que a Internet só pode existir, se tivermos a liberdade de expressão e informação. Do contrário, perdemos essa conquista.

 

Ouça esta entrevista sobre a liberdade de expressão e os abusos na rede mundial de computadores ao Revista Brasil.

 

O programa vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, com o jornalista Valter Lima.



Criado em 06/05/2015 - 14:10 e atualizado em 06/05/2015 - 13:50

Mais do programa