A Câmara aprovou mais dois pontos da reforma política. A redução da idade mínima para eleição de governador, senador e deputados e a data da posse. Pela nova regra, governadores e senadores poderão ser eleitos com 29 anos. Hoje a data é de 30 e 35 anos respectivamente. Deputados com 18 em vez dos atuais 21 anos.
Já a data da posse de governadores será no dia 4 de janeiro e a posse presidencial, no dia cinco. Atualmente os titulares dos dois cargos são empossados no dia primeiro de janeiro.
Confira outros destaques do Repórter Brasil
Na quarta-feira (10), os deputados aprovaram a redução no mandato de senador para cinco anos. O presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou. Disse que o ideal é que o mandato permaneça nos atuais oito anos, mas que o assunto deverá ser bastante discutido no plenário da Casa.
Com a unificação de mandatos para todos os cargos em cinco anos, na prática, senadores ficarão três anos a menos no cargo enquanto que deputados ficarão um ano a mais.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que o Senado poderá alterar o tempo de mandato e que essa negociação faz parte do processo político.
Na semana que vem, a Câmara deve concluir a votação da Reforma Política analisando pontos, como a definição de uma cota mínima de mulheres no Congresso Nacional. Todas as propostas ainda precisam passar por um segundo turno na Câmara, o que deve ocorrer na primeira semana de julho, antes de seguir para o Senado.
O Repórter Brasil destaca, ainda:
- CPI da Petrobras quer fazer acareações de investigados na Operação Lava Jato.
- Senado aprova projeto que transforma assassinato de policiais em crime hediondo.
- Ministro do Turismo propõe isenção de vistos para turistas americanos até os Jogos Olímpicos.
- Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 7 bilhões no comércio brasileiro.
O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.