A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nessa quarta-feira (24) novas regras para os rótulos das embalagens de alimentos que causam alergia. As letras vão ter que ser maiores, mais legíveis e com informações claras. Uma vitória para quem é alérgico e sofre para saber o que tem em cada alimento.
Sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou a advogada, doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP e uma das coordenadoras da campanha Põe no Rótulo, Cecilia Cury.
Desde fevereiro de 2014, a campanha “Põe no Rótulo” pede a modificação da norma da rotulagem de alergênicos no Brasil. Depois de mais de um ano em discussão e de uma ampla participação popular em consulta pública e na audiência pública realizada em maio deste ano, a tão esperada proposta de regulamentação da rotulagem de alergênicos em alimentos foi aprovada pela Anvisa.
“Ainda falta entrar em vigor, mais doze meses a partir da publicação no Diário Oficial”, lembra a advogada.
Cecilia Cury explica que a partir da entrada em vigor da norma, o consumidor poderá identificar no rótulo, de maneira muito clara, a lista de ingredientes. “Vai ter lá, ALÉRGICOS: contém leite, pode conter traços de ovo, de amendoim”, exemplifica.
Confira a entrevista na integra no player acima e saiba mais sobre nova regra para rotulagem de alergênicos!
Ouça também: Retirada de símbolo de transgênicos dos rótulos é tema do Revista Brasil
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima