Na Semana Mundial da Amamentação, nações de todo o mundo alertam sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para o desenvolvimento saudável dos bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem em todo o planeta por doenças que poderiam ser prevenidas com a amamentação materna.
Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou a médica pediatra e supervisora do Banco de Leite do Hospital Santa Lúcia, Fábia Queiroga. Ela explica que o leite materno é um alimento completo, rico em ferro, cálcio, fósforo, entre outros nutrientes. Além disso os laços afetivos são consolidados com a alimentação.
A médica explica que é “recomendado o aleitamento exclusivo até 6 meses. Nesse período a criança não precisa de outro alimento, isso inclui água, chã, suco, ou seja, nada mais. Entre seis meses e dois anos a amamentação pode ser complementada com outros tipos de alimentação.”
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Mães e médicas defendem direito de amamentar em público
Amamentação: profissionais de saúde participam de capacitação em Tabatinga