Estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, para minimizar perdas de receita em um ano difícil, o varejo tem recorrido, de forma cada vez mais frequente, às liquidações de estoques, até então atreladas ao calendário de datas comemorativas do setor ou a mudanças de estação do ano.
Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o economista da Confederação Nacional do Comércio, Fábio Bentes.
Segundo Fábio, o cliente está com medo de ir as lojas ou porque perdeu o emprego, ou está com medo de perder, ou a renda não acompanha a inflação, ou pelo aumento de energia elétrica, ou pelo juros de empréstimos que está la em cima. O cliente fica com receio, é cauteloso em relação ao consumo e o comércio não pode ficar parado e é ai que o comércio tem que investir em criatividade para tentar fazer com que o ano de 2015 seja menos amargo. “Não tenha dúvida de que pela primeira vez, em mais de 10 anos teremos uma queda nas vendas do comércio. É o momento de minimizar perdas, esse que é o ponto,” esclarece Fábio.
Confira a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.