Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Medicina nuclear: quando o uso da radiação no organismo é benéfico?

A radiação atua de maneira precisa no diagnóstico e tratamento de

Quando o uso da radiação no organismo é benéfico? A radiação atua de maneira precisa no diagnóstico e tratamento de doenças, mas infelizmante, a maior parte da população não tem acesso. A avaliação é do médico nuclear e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), Cláudio Tinoco Mesquita.

 

"É um equívoco comum que as pessoas têm ao associar radioatividade a radiação e a coisas ruins. Muitas pessoas em toda história da humanidade devem a sua vida a radiação, aos diagnósticos, aos tratamentos que são feitos com substâncias radioativas, do que pessoas que tiveram problemas decorrentes da radiação”, defende.

 

O presidente explica que a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear está trabalhando para expandir a medicina Nuclear, principalmente no SUS. Existem dados que mostram que no SUS a taxa de atendimento dos pacientes seja até 10 vezes menor do que os pacientes que utilizam planos de saúde. "Isso faz com que, as vezes, os pacientes esperem meses. E nesse período as doenças podem se agravar e até colocar a vida das pessoas em risco enquanto aguardam tratamento", analisa.

 

O médico ressalta que “o Brasil depende completamente da importação de substâncias radioativas para os procedimentos de cintilografia que envolve material nucler. 80 % dos nossos procedimentos são com materiais que vêm de fora do Brasil.”

 


Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Medicina nuclear é discutida em congresso

Sociedade de Medicina Nuclear alerta para falta de materiais radiofármacos

Criado em 02/09/2015 - 15:22 e atualizado em 02/09/2015 - 12:14

Mais do programa