Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedição Agricultura Familiar dá visibilidade ao pequeno agricultor

Projeto investiga como o estado alcança volume, amplia renda do campo

Nesta quarta-feira (7) será o lançamento nacional da Expedição Agricultura Familiar em Porto Alegre (RS). Com nove dos dez produtos mais exportados pelo Paraná, a agropecuária de pequena escala do estado terá suas principais cadeias investigadas pela Expedição Agricultura Familiar. O projeto já percorreu Rio Grande do Sul e Santa Catarina e vai chegar à Bahia até o final de outubro.

 

Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o coordenador da Expedição Agricultura Familiar,  Giovani Ferreira. Ele explica que a Expedição procura mostrar, por meio da investigação, a participação do pequeno produtor na produção agrícola e pecuária no Brasil.

 

Mas quem pode ser considerado pequeno agricultor rural? O coordenador explica que depende da linha de corte que o estado do produtor usa para definir quem faz parte da agricultura familiar. Isso varia por conta do módulo fiscal, a renda anual da propriedade, o percentual de mão de obra, e dependendo da linha de corte adotada em alguns estados, até 80% dos produtores são enquadrados como agricultura familiar e como pequenos produtores.

 

"É uma parcela grande que não se consegue enxergar. É o pequeno produtor fazendo esse grande negócio que é a produção agrícola e pecuária no Brasil,” analisa.

 

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Embrapa realiza oficina sobre Diagnóstico da Agricultura Familiar no Piauí

Expedição pretende levantar potencial da agricultura familiar

Criado em 06/10/2015 - 15:51 e atualizado em 06/10/2015 - 11:52

Mais do programa