Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Liberada para tráfego a ponte da Rodovia Transamazônica na BR-230

Localizada em frente a Usina Hidrelétrica Belo Monte a nova Ponte da

A nova ponte da Rodovia Transamazônica (BR-230) localizada em frente à Usina Hidrelétrica Belo Monte foi liberada para tráfego. As obras foram concluídas após pouco mais de nove meses de trabalho. A construção da ponte, possibilitou a recuperação e reestruturação de 5.2 quilômetros de extensão.

 

Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou o diretor de Obras da Norte Energia, Antônio Kelson Elias Filho. Ele fala da ponte e da importância da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

 

O diretor explica que a ponte consolida a perenidade do tráfego em toda a região que abastece principalmente a cidade de Altamira, de Anapu, Novo Compartimento. São cerca de 11 municípios que são alimentados em termos de logística pela Transamazônica para efeito de alimentação, combustível de todo tipo de gênero. “A ponte concluída resgata e devolve a população o leito original da transamazônica, que tinha sido desviada para as obras da Usina Belo Monte”, esclarece Kelson.

 

Transamazônica: saiba o que mudou em 45 anos de construção

 

De acordo com Antônio Kelson, o projeto de Belo Monte não atingiu terras indígenas. Segundo ele, o projeto, que foi desenvolvido durante mais de 35 anos, é praticamente contemporâneo da estrada transamazônica. Ao longo deste ano as alterações que foram feitas obviamente reduziram a capacidade de geração de energia. De 20 mil para 11233mw, afirma o diretor da Norte Energia.

 

Antônio Kelson ainda falou sobre o programa básico ambiental denominado componente indígena, onde se faz poços de água, trata e distribui na aldeia. O programa construiu escola, posto de saúde nas aldeias, pista de pouso, estradas de acesso, bases operacionais e postos de vigilância nas entradas das terras indígenas para dar garantia ao índio de não ser invadido, explica.

 

Durante a entrevista, também foram abordados assuntos como o programa de produção das aldeias indígenas, a questão socioambiental, o custo de Belo Monte e os benefícios que a obra gera ao país.

 

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Ibama multa Belo Monte por receber madeira irregular em canteiro de obras

Apresentador do Nossa Terra ouve atingidos por construção de Belo Monte

Criado em 13/10/2015 - 17:00 e atualizado em 13/10/2015 - 12:55

Mais do programa