Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Teste do olhinho deve ser feito em crianças até um ano de idade

60% das sequelas visuais infantis graves podem ser evitadas se

Problemas oculares na infância são muito comuns. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, cerca de 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis quando detectadas precocemente. O que muita gente não sabe é que cerca de 90% do desenvolvimento da visão ocorrem até os dois anos de idade. Quando a alteração ocular não é corrigida na infância, acarreta prejuízos para o resto da vida. As duas principais causas de cegueira evitável no Brasil são a catarata e a falta de óculos.

 

No Distrito Federal, a Lei Distrital 4.189, de 2008, tornou obrigatório a realização do “Teste do Olhinho” nos recém-nascidos nas unidades da Rede Pública de Saúde do Distrito Federal.

 

Para falar sobre o assunto o Programa Revista Brasil entrevistou o médico oftalmologista, Hilton Medeiros.

 

“O teste do olhinho vai me dizer se essa criança tem alguma opacificação no meio, alguma coisa que tá impedindo a luz de seguir o caminho natural dela dentro do olho. Se tiver algum problema impedindo ela terá que ser tratada antes dos dois anos para que a luz comece a fazer a função de estímulo para que as conexões cerebrais se forme. Quando esta criança é tratada após os dois anos de idade ela jamais vai conseguir ter uma visão perfeita, informa Medeiros.

 

Caso a sua cidade não tenha o teste, o médico dá uma dica fácil: basta tirar foto da criança e se o olho tiver branco na primeira, segunda e terceira foto significa problema no olho. O normal é o olho vermelho.

 

Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.


Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 23/11/2015 - 15:30 e atualizado em 23/11/2015 - 16:20

Mais do programa