Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como funciona novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Lei adota regime diferenciado de contratação e visa melhorar o

Foi sancionado nessa segunda-feira (11) o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a nova lei sobre estímulo ao desenvolvimento científico, pesquisa, capacitação científica e tecnológica vai melhorar o ambiente de negócios para a inovação no Brasil. O Marco legal inclui empresas brasileiras como atores importantes no desenvolvimento de produtos e processos.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Paulo Mól. Segundo ele, o marco é muito importante para o desenvolvimento do país.

 

Ouça também:

 

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é sancionado

 

“Qualquer país que queira se desenvolver e transformar em uma potência tem como alvo as pesquisas como motor do seu crescimento. E esse marco tem como objetivo simplificar os processos, locá-los de maneira mais rápida e menos burocratizada como forma de fazer com que a pesquisa no Brasil possa avançar”, destacou.

 

Paulo Mól explicou que o Marco Legal já vem sendo trabalhado há muitos anos. Segundo ele, por volta dos anos 2004 e 2005, surgiram as primeiras leis que tentaram regular a Lei de Inovação. Porém, haviam muitos problemas, que agora estão sendo corrigidos pelo novo marco.

 

Um exemplo dessa correção, segundo o superintendente do IEL, é ponto da lei que trata da simplificação.

 

“No caso, quando um pesquisador vai fazer uma pesquisa, ele busca muitos insumos que são importados. Neste ponto da lei, há a simplificação dos processos, um desembaraço com relação às exportações”, disse.

 

Um outro ponto positivo da lei, de acordo com Paulo Mól, é o que faz com que a universidade e a empresa trabalhem de maneira mais estruturada, abrindo a possibilidade para que professores universitários e pesquisadores públicos poderem trabalhar em projetos privados.

 

“Eles ganham inclusive bolsas. O número de horas que um professor universitário pode se dedicar à atividade de pesquisa, inclusive empresariais, aumenta”, ressaltou.

 

Para o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, à medida que as empresas investem em pesquisas de inovação, a quantidade de empregos também aumenta.

 

“Quando você investe em pesquisa e inovação e você consegue fazer um ambiente propício para que esses projetos se desenvolvam, automaticamente são gerados novos postos de trabalho”, concluiu.

 

Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista na íntegra no player acima!


O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília, Nacional Rio de Janeiro e MEC AM Rio de Janeiro. A apresentação é de Valter Lima.



Criado em 12/01/2016 - 14:01 e atualizado em 12/01/2016 - 12:05

Mais do programa