O mundo está preocupada com a dengue, tanto que nas Filipinas desde ontem (23), tem sido o primeiro país a vacinar a população contra a dengue. Vacina esta que vem da Sanofi Pasteur e o Brasil já aprovou mas não adquiriu ainda. A médica infectologista Sheila Homsani, fala sobre a vacina em entrevista ao Revista Brasil.
Ela explica que está é uma vacina específica contra os quatro tipos de vírus da dengue, mas não protege contra a Zika e Chikungunya.
A Sanofi Pasteur, laboratório francês, já iniciou pesquisas para fazer uma outra vacina contra zika e chikungunya e que existem outras iniciativas no mundo, inclusive de laboratórios brasileiros, que estão trabalhando numa possível vacina contra zika, Sheila Homsani.
“A mosquita é muito competente. Ela carrega os vírus todos com ela. Só que ela vai transmitir um de cada vez. A dengue ainda é a doença que mais mata”, informa Sheila.
A médica ressalta que a vacina contra dengue, tem uma proteção global, contra os quatro tipos em 66%, o que significa que a cada mil pessoas acima de 9 anos a vacina protege 660 pessoas. Além disso ela reduz os casos graves em 93%.
Sheila lembra que dois terços das pessoas não tem o sintoma de dengue, elas tem a doença, tem o vírus circulando, mas não desenvolve o sintoma. “Os vírus podem ter essa propriedade”, diz.
Ela aconselha procurar um médico para ver se é dengue quando apresentarem estes sintomas: dor muscular muito forte, que chamam de dor quebra ossos, dor de cabeça importante, febre alta, hemorragia (que é quando as plaquetas que trabalham na coagulação do sangue caem),dor abdominal, enjoos e dor atrás dos olhos.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios Nacional Brasília e Rio de Janeiro, e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h. A apresentação é de Valter Lima.
Vacina contra a dengue chega em breve ao Brasil