Em tempos de dificuldades econômicas, têm crescido a procura por consórcios. Os consórcios fecharam o ano de 2015 com um crescimento de 40%. Os imóveis lideraram as adesões. Para falar sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou o presidente regional Norte e Centro-Oeste da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) Alexandre Luis dos Santos.
Ele avalia que o consumidor brasileiro está mais receoso, e não faz mais negócios por instinto, por impulso. “Ele se informa e percebe que o consórcio é uma poupança que vai levá-lo a realizar um sonho a custos baixíssimos”.
Na hora da contratação de um consórcio, o presidente da Abac recomenda que o consumidor procure uma administradora ou um banco que tenha confiança. No site do Banco Central está listados todos os administradores de consórcio que estão autorizados a funcionar. “È só procurar uma empresa que esteja regulamentada pelo Bacen”, ressalta.
"Com a dificuldade que a economia está passando, e o consórcio sendo um produto de características de poupança, a pessoa não tá fazendo uma dívida, está pagando é uma poupança e com a vantagem de não mexer", informa.
Confira mais informações ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
Consórcios: conheça as vantagens e desvantagens