Para incentivar as startups - empresa jovens que têm um produto inovador com potencial de crescimento rápido e com modelos de negócios estruturado -, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) fechou parceria com o Facebook. A colaboração da empresa americana se dará a partir do programa do ministério, o InovAtiva, que tem como objetivo ajudar as startups que estão sendo iniciadas.
"Nós ajudamos e fornecemos capacitação e treinamento em negócios para essas startups, porque muitas vezes os empreendedores que começam são das áreas tecnológicas ou são pessoas de capacidade técnica e não de negócios. Então, o primeiro ponto do programa é que nós oferecemos um treinamento através da nossa plataforma na internet, que é aberta e gratuita para todos. Depois, nós selecionamos os 300 melhores projetos e estes têm acesso ao ponto alto do InovAtiva Brasil, que é o contato aos mentores, executivos de grandes empresas, empreendedores de sucesso e também investidores e consultores de mercado. No final do programa, nós selecionamos as 100 melhores startups e conectamos elas com investidores e grandes empresas", explicou o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza ao Revista Brasil.
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.
Souza detalhou que o Facebook vai oferecer às 14 startups selecionadas a cada semestre 80 mil dólares em serviços, produtos, publicidade dentro da plataforma da rede social. "Além do contato de profissionais e desenvolvedores da empresa. O InovAtiva está abrindo o programa de parceria em que a ideia é conectar startup com empresas que queiram impulsionar o ambiente de empreendedorismo no Brasil. É uma parceria que também vamos abrir para outras empresas".
O Revista Brasil, com Fátima Santos, vai ao ar na Rádio Nacional de Brasília.