Além da febre, dor de cabeça e outros males causados pela gripe H1N1, o vírus da doença também pode prejudicar para a saúde dos olhos.
O médico oftalmologista, Hilton Medeiros, explicou que diferente do que se pensa, há relação entre os vírus da H1N1 e outras gripes e os olhos. "Tem tudo a ver. Os olhos são umas das principais porta de entrada do vírus. Esse vírus ele vai longe, e ele pode entrar pela mucosa nasal ou ocular. A gripe H1N1 como outros vírus da gripe causam conjuntivite ou irritação ocular, às vezes conjuntivite viral causado pelo mesmo vírus. Às vezes, demora 15 a 20 dias para o paciente recuperar o conforto ocular. Tem que tratar com colírios próprios e o vai depender da manifestação da doença no indívido", alertou ele em entrevista ao programa Revista Brasil.
Para evitar a propação da doença, Medeiros orienta atenção aos pequenos cuidados com a higinene. "Porque são nos pequenos descuidos do paciente que a gripe é propagada. Por exemplo, espirrar e colocar a mão na frente do nariz. Aquela mão está cheia de vírus e precisa ser lavada imediatamente", disse o médico que também indica o cuidado de passar o álcool gel caso não haja água para lavar a mão.
Acompanhe a entrevista na íntegra no player acima.