Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM registra maior índice de câncer do colo de útero

HPV é responsável por 70% dos casos

Nesta segunda- feira (17), o Revista Brasil fala sobre o câncer do colo de útero. Sobre o assunto, o programa entrevista a coordenadora do Programa Nacional de Atenção Básica (PNAB) de Saúde de Tabatinga (AM), Ana Paula Caravetto.

 

Ela explica o motivo do alto índice do câncer do colo de útero na região da Amazônia. " O início da vida sexual precoce, o sexo sem proteção, onde ocorre a transmissão do Papilomavírus Humano (HPV) que é responsável por 70% de todos os cânceres de colo de útero e a multiparidade, que é o grande número de filhos", esclarece. 

 

A coordenadora  alerta para a prevenção e indica a vacinação contra o HPV nas meninas de 9 a 13 anos, o sexo seguro, ou seja, o uso do preservativo e enfatiza, em especial, a realização do preventivo de câncer de colo do útero, que reduz 80% da mortalidade. Ela explica que é um exame simples, barato e disponível nos postos de saúde.

 

 

Saiba mais sobre o assunto, ouvindo a entrevista na íntegra no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima, com participação da  apresentadora da Radio Nacional do Alto Solimões, Terezinha Barbosa



Câncer de colo de útero: brasileiros desconhecem a doença

Região Norte possui maior incidência de câncer de colo do útero no Brasil

Criado em 17/10/2016 - 19:12 e atualizado em 17/10/2016 - 17:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa