Em 1º de janeiro de 2015 foi proibida a pesca e comercialização da piracatinga (Calophysus macropterus) para conter a matança indiscriminada de botos e jacarés nos rios da Amazônia. Sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou o presidente do Sindicato dos pescadores e pescadoras de Tabatinga, Walmir Barbosa. De acordo com Barbosa, a medida afetou diversas famílias que trabalhavam neste mercado
Ouça a entrevista clicando no player.
Ele explica que a lei só valeu para os brasileiros. "O governo federal não viu que a região é um tríplice fronteira", declarou. O presidente do sindicato conta que os pescadores dos países vizinhos entram no território nacional e capturam a piracatinga, ou “peixe mota”, como é conhecido na região de Alto Solimões. “Tiram este peixe dentro do território brasileiro e levam para ser vendido na Colômbia”, acrescentou.
Ele reclama da falta de fiscalização. “Para nós é proibido, mas para pescadores peruanos e colombianos não”, disse.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília, em rede com as Radio Nacional da Amazônia, do Rio de Janeiro e do Alto Solimões. A entrevista foi conduzida pela apresentadora Terezinha Barbosa, da Radio Nacional de Alto Solimões.
1º Fórum Nupa sobre pesca no Alto Solimões acontece em Tabatinga