O Instituto Vital Brazil pretende testar soro contra covid-19 em humanos. Para fala sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou Karina Belfort, vice-presidente e presidente interina do Instituto Vital Brazil.
Ela esclarece que há uma diferença entre o soro e a vacina contra a covid-19. Segundo ela, a vacina é preventiva. Já o soro é para quando o paciente está infectado como vírus, servindo como medicamento.
O teste será feito em cerca de 40 pessoas hospitalizadas com covid. O objetivo é estimular anticorpos para combater o vírus.
Depois dos testes prontos, a pesquisa entrará na fase 3 e o próximo passo é entrar com um processo para autorização da Anvisa de uso emergencial do produto.
*Errata: diferentemente do que foi publicado, o Instituto Vital Brazil ainda não realizou o pedido de liberação para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segue nota da Anvisa:
"Em relação ao Soro Hiperimune para covid-19 do Instituto Vital Brazil informamos que foram realizadas, no final de 2020, reuniões para orientações e alinhamentos sobre os estudos conduzidos e a proposta de estudos em humanos. Não houve formalização de pedido de autorização para condução dos estudos junto à Anvisa.
Com base das discussões, em 20/01/2021 a Anvisa sugeriu ajustes e solicitou informações adicionais por e-mail. Até o momento, não houve resposta por parte do Instituto Vital Brazil."
* Matéria corrigida às 20h05.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.