São Paulo sedia, nos próximos dias 8 a 11 de setembro, a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O encontro, organizado pela Associação dos Engenheiros do Metrô de São Paulo, pretende discutir o custo do de construção de metrôs no Brasil e no mundo.
Segundo o engenheiro eletricista e consultor de transportes, Peter Alouche, o encontro é um dos mais importantes do sistema metroferroviários do Brasil, porque reúne representantes dos metrôs, trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) do país inteiro, e representantes da América Latina para discutir questões técnicas relacionadas ao setor.
Peter Aloucho explica que determinar os custos de uma linha de metrô não é uma coisa fácil. "É um empreendimento muito complexo, compreendendo multiplicidade de atores: financiadores, fornecedores, construtores, usuários. Até uma usina nuclear é mais fácil de dimencionar os custos do que os do metrô, porque ele é espalhado na cidade, é amplo na sua dimensão, sua vida útil é de 100 anos, enquanto a eletrônica é de 10 anos. Então, não é fácil a implantação de um metrô".
O engenheiro eletricista diz que cada projeto de metrô específico depende em primeiro lugar da oferta: "a oferta é importante na determinação do custo do metrô. O metrô na sua implantação é muito complexo, porque depende do traçado da linha,da topografia, da geologia, das interferências e do tempo de implantação", esclarece Peter Aloucho.
As inscrições para a 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária estão abertas.
Mais informações sobre o encontro você ouve nesta entrevista ao programa Revista Brasil, com apresentação de Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Metrô-DF lança edital para planejamento de transportes sobre trilhos