Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua: vale a pena falar difícil para causar uma boa impressão?

Clarisse Mattos reflete sobre o contexto e o uso adequado de certas palavras

Revista Rio

No AR em 07/10/2020 - 00:09

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa, esse é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua, que vai ao ar todas as terças-feiras no programa Revista Rio. Acompanhe o bate-papo do âncora Dylan Araújo, com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse fala sobre o bom uso do vocaulário nas diversas situações de fala. Assunto polêmico, o uso de uma linguagem mais rebuscada, em determinadas situações, coloca em questão a eficácia do discurso e da mensagem que se pretende passar. Trata-se do uso de palavras que não são de amplo conhecimento, "palavras que algumas pessoas usam quando querem parecer mais inteligenetes, ou mais formais", explica ela.

Durante a conversa, Clarisse explica de onde veio essa reflexão e explora o tema das possibilidades linguísticas. "Eu não acho que seja uma questão de jogar no lixo determinadas palavras, mas sim de cuidar para que elas sejam usadas em contextos adequados", diz ela.

Ouça a reflexão de Dylan e Clarisse na íntegra clicando no player:

Criado em 07/10/2020 - 00:36

Mais do programa