O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (2) falou sobre o perdão. O entrevistado foi o terapeuta especializado em liberação emocional e neurolinguística Fabiano Lauser.
Segundo o terapeuta, por muito tempo o assunto ficou restrito ao meio religioso, mas ganha força o movimento que trata do tema de forma científica, mostrando os efeitos benéficos do perdão para a saúde. Fabiano falou sobre a diferença entre o perdão e o esquecimento e a ideia errônea de que perdoar é dar razão ao outro.
Clique no player e confira a entrevista na íntegra.
Para Fabiano, quem perdoa é o maior beneficiado, já que o ressentimento prejudica a saúde.
Ele acrescenta que há vários pontos de vista sobre a mágoa, entre eles uma tentativa de se vingar ou de se prevenir para que não ocorra novamente.
Entre as dicas valiosas pra quem tomou a decisão de se livrar da mágoa, ele recomendou que a pessoa faça uma biografia de quem vai ser perdoado. E no caso da mágoa de si próprio, que é a culpa, ele indica também uma autobiografia e um auto-acolhimento.
Pai, mãe e cônjuge, pela proximidade, são as pessoas de quem mais se guarda mágoa.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.