O Tarde Nacional desta terça-feira (14) falou sobre o retorno de ariranhas a riachos no Alto do Rio Negro, no Amazonas. Segundo pesquisa, elas não eram vistas há cerca de vinte anos na região. A entrevistada foi a bióloga analista de pesquisa intercultural do Instituto Socioambiental (ISA) de São Gabriel da Cachoeira (AM), Natália Pimenta.
A pesquisadora ressaltou que a espécie começou a desaparecer devido à caça para a extração de sua pele, sendo a mais impactada por essa atividade na Amazônia. Já a volta dos animais à região seria resultado de várias medidas legislativas voltadas à conservação, principalmente a proibição da caça comercial. Natália Pimenta acrescentou que as ariranhas desempenham um papel importante dentro do ecossistema, já que são responsáveis pelo equilíbrio do ambiente aquático ao eliminar peixes doentes e velhos. Além disso, os animais têm uma forte ligação cultural com os povos indígenas locais.
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.