O Tarde Nacional do dia 22 de novembro falou sobre a importância das sementes crioulas, que são naturalmente selecionadas por diversas comunidades espalhadas pelo Brasil. O entrevistado foi o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Fagioli.
De acordo com o especialista, há uma diversidade de plantas e alimentos que podem ser cultivados por meio dessas sementes tradicionais. São elas: feijões, milhos, abóboras e plantas medicinais, entre as muitas possibilidades de cultivo.
“Essas sementes são melhoradas no seu dia a dia, no seu uso e no seu plantio constante. Nós chamamos elas, então, de tradicionais. A grande vantagem é que elas estão convivendo naquele ambiente, estão mais adaptadas ao ambiente e têm essa condição de serem produzidas geralmente de forma orgânica. Com isso, você tem uma condição diferente de um grão comprado, como o milho híbrido, muito ofertado no Brasil", disse Fagioli.
O professor explicou ainda o porquê da diversidade de cores e formatos dos alimentos oriundos das sementes crioulas, como os agricultores podem consegui-las para cultivo e qual a relação cultural das comunidades com essas sementes tradicionais.
Quer ouvir a entrevista na íntegra? Então clique no player abaixo:
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.