O programa Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (29) tira dúvidas sobre a meningite. Afinal de contas, que doença é essa tão comum nos últimos tempos? Em entrevista à Juliana Maya, o infectologista Jean Gorinchteyn a caracteriza como uma infecção das membranas que recobrem o cérebro e que pode ser causada por diferentes bactérias, vírus e até fungos. O próprio vírus da febre amarela pode causar a meningite.
Entre os sintomas mais frequentes, ele aponta a dor de cabeça na cabeça toda, febre e vômitos não seguidos de nâuseas. Mas como as crianças são muito pequenas elas não tem essas manifestações, elas não se expressão. Mas podem ter irritabilidade ou ficarem mais sonolentas.
O tratamento, segundo ele, se dá por meio de antibióticos e corticóide. Sobre a vacina disponível no mercado, ele diz que ela é uma vacina tipo C relacionada as epidemias. Outra vacina instituída no calendário nacional era uma meningite muito comum em crianças até 5 anos. Outras, como a meningite tipo B e ACWY só na rede particular de saúde e clínicas.
Mas que sequêlas a meningite pode deixar nos pequenos? De acordo com o médico pode haver nenhuma a sequelas motoras, estrabismo e até surdez.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.