O Tarde Nacional desta quinta-feira (11), falou sobre o Parkinson, doença neurodegenerativa e crônica que afeta hoje, cerca de 2% da população acima dos 60 anos.
O entrevistado foi o doutor Murilo Martinez Marinho, neurocirurgião do Instituto Centeno Marinho de Neurocirurgia e coordenador de neurocirurgia funcional do Hospital São Paulo - Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Na entrevista, o doutor explicou que essa doença é causada pela diminuição da produção de dopamina no cérebro. Sendo o neurotransmissor responsável por contolar os movimentos voluntários do corpo, sua falta pode causar sintomas como rigidez muscular, tremores, redução dos movimentos, dores musculares e outros.
Ele ressaltou também a importância do acompanhamento médico para pessoas que apresentam os sintomas, pois apesar de não haver uma cura para a doença, existem tratamentos que podem preservar a qualidade de vida do paciente.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.