O Tarde Nacional – Amazônia desta segunda-feira (14) falou sobre uma pesquisa que coleta dados para conhecer um pouco mais sobre a realidade enfrentada pelos cuidadores familiares e profissionais. A entrevistada foi a presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marlene Oliveira.
Saiba mais no player acima.
Ela explicou que a pesquisa busca conhecer o universo dessas pessoas e saber como elas cuidam da própria saúde física e emocional enquanto desenvolvem as atividades.
“A ideia é exatamente esta: entender e enxergar como está esse cuidador hoje. Esse cuidador está sendo cuidado?”, questiona.
Segundo a entrevistada, às vezes a pessoa não se enxerga como um cuidador porque ela já incorporou, no seu dia a dia, aquela rotina de cuidados com o familiar.
“Ela já cuida daquela criança, do pai, da mãe ou de alguém ali próximo e aquilo já faz parte da rotina dela. Então, a gente quer entender... Porque uma das coisas que a gente tem percebido muito é a questão da saúde emocional. É entender um pouquinho como essas pessoas estão cuidando delas. Porque muitas estão abrindo mão de cuidar delas, para cuidar do outro. E a gente sabe que cuidar do outro se você não estiver bem, você não está ajudando o outro”, ressalta.
A pesquisa vai até o final de janeiro. Para participar, basta acessar este link.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.